terça-feira, 30 de junho de 2009

Escalas

Escalas

1. Considerações preliminares

Para confeccionar um mapa de uma certa área geográfica, a nossa medida de referência será sempre as dimensões reais da área em estudo e reduzi-lá de modo a caber em um plano de dimensões menores, que será o nosso mapa. É neste ponto que entra o uso e aplicação da "escala", pois a escala do nosso mapa terá a finalidade de demonstrar as relações entre as dimenções reais da área e as apresentadas no plano reduzido.

2. Principais tipos de escalas
figura 1

Exemplo de escala numérica

a) Escala Numérica
A imagem apresentada na figura 1 é um exemplo clássico de escala numérica, cuja expressão numérica deve ser lida como "um por trinta milhões", e nos informa que 1 cm medido no mapa, corresponde a 30 milhões de cm na área real. (obs. 30.000.000 cm=300km)
A escala numérica terá sempre esta formatação mostrada na sequência, com pequenas variações. No exemplo mostrado (um por trinta milhões) 1:30.000.000 = , observe que toda escala numérica terá sempre o valor unitário (1) no numerador, correspondente a 1 cm medido no mapa. Já o denominador terá diferentes valores, dependendo de quanto foi a redução das medidas reais, neste exemplo o denominador indica que a medida real foi reduzida em 30.000.000 de vezes.

Assim, no exemplo da figura 1, a distância entre Brasília e o Rio de Janeiro medida no mapa é de 3 cm, logo sabendo que com essa escala cada 1 cm no mapa corresponde a 300 km na realidade, pronto está calculada a distância entre estas duas cidades, (3x300=900), ou seja 900 km.
Agora é sua vez de calcular a distância entre Brasília e Florianópolis, cuja medida no mapa foi de 4 cm.


b) Escala Gráfica
figura 2

Exemplo de escala gráfica

A escala gráfica apresenta a vantagem de permitir uma interpretação visual e direta das informações, pois graficamente apresenta segmentos de retas com divisões de 1 centímetro acompanhado do respectivo valor em quilômetros.
A figura 2 mostra no primeiro mapa em sua escala gráfica que cada 1 centímetro (cm) medido no mapa corresponde a 100 quilômetros (km) na realidade. Na mesma figura 2, no segundo mapa, da Ilha de Fernando de Noronha nos mostra graficamente que cada 1 centímetro (cm) medido no mapa, corresponde a 1 quilômetro (km) na realidade.
3. Aplicação
Com o conhecimento adquirido aplicado ao primeiro mapa da figura 2, é possível saber a distância real entre a cidade de Natal no Rio Grande do Norte e a Ilha de fernando de Noronha, cuja medição no mapa revelou ser de 2,5 centímetros (cm), logo a distância real é ... 250 quilômetros (km).
Na mesma figura 2, porém no segundo mapa, a questão é obter a distância real entre os pontos A e B, em linha reta da Ilha, observando que a escala gráfica é outra e a medição no mapa mostrou uma distância medida entre os pontos A e B, de 5,5 centímetros (cm), logo a distância real será de... 5,5 quilômetros (km).
4. Escala de Redução
A escala de um mapa será sempre uma escala de redução e para saber quantas vezes o tamanho real da área geográfica foi reduzido de modo que tornasse possível sua representação num mapa basta transformar para uma escala gráfica em numérica, vamos demonstrar isso voltando ao exemplo da figura 1, com uma escala numérica de 1:30.000.000 (um por trinta milhões), significa que a medida real foi reduzida trinta milhões de vezes para que fosse possível a sua representação no mapa.

5. Relação entre denominador, escala e riqueza de detalhes
figura 4

figura 3

Exemplo de escala numérica

Esta relação entre escala e riqueza de detalhes é estabelecida pelo denominador, sendo uma relação inversamente proporcional, ou seja, quanto maior o denominador, menor será a escala e também menor será a riqueza de detalhes, e o inverso também procede, quanto menor o denominador maior será a escala e também a riqueza de detalhes, as figuras 3 e 4 mostram um quadro resumo.

6. Como ampliar um mapa ?
Para ampliar o mapa, isto é aumentar a riqueza de detalhes, devemos proceder da seguinte forma: Diminuir o denominador que significa estarmos aumentando a escala e consequentemente a riqueza de detalhes.
Exemplo: Num mapa de escala 1:100.000 (um por cem mil), queremos ampliar o mapa 5 vezes, logo o denominador será reduzido 5 vezes, ficando a nossa escala em 1:20.000 (um por vinte mil).

7. Como reduzir
Para reduzir o mapa, isto é reduzir a riqueza de detalhes, devemos adotar um procedimento inverso do que foi adotado para ampliar, aumentar o valor do denominador, e consequentemente estaremos diminuindo a escala e a riqueza de detalhes.
Exemplo: Num mapa de escala 1:100.000 (um por cem mil) para reduzi-lo 5 vezes, aumentaremos o denominador 5 vezes, logo a nossa escala será de 1:500.000 (um por quinhentos mil).

7. Como escolher a melhor escala?
Área geográfica (terreno)
Escala
Cidade de São Luís 1: 9.000
Maranhão 1: 1.000.000
Brasil 1: 9.000.000
América do Sul 1: 19.000.000
Planeta Terra (Múndi) 1: 40.000.000

Primeira conclusão:
A cidade de São Luís tem uma área geográfica menor. Temos de usar uma escala maior (1: 9.000).
Segunda conclusão:
O planeta Terra tem uma área geográfica maior. Temos de usar uma escala menor (1: 40.000.000) para confeccionar o mapa múndi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário